terça-feira, 11 de maio de 2010

BOAS VINDAS

Pois é pessoal, acreditem ou não, eu fiquei mais ou menos uns cinco minutos, só para escrever "Pois é pessoal"... O fato é que essa é a primeira linha do que espero seja um blog lido e seguido (não sei se seguido só é usado para twitter - aliás eu tenho que fazer esse negócio também) por muitas pessoas. Bom, se eu conseguir de pelo menos meus amigos, meus pais, meu irmão... se interessarem pelo que escrevo já será muito bom.

Honestamente, não tenho a pretensão de ser "o mais lido", ou ser mencionado por quem quer que seja, em qualquer blog desse ou daquele site. Sou um afixionado por futebol que gosta um pouquinho do esporte bretão, que adora ler, desde estatísticas, até "causos" como diz Renato Maurício Prado. Tenhos as minhas convicções sobre muitos assuntos ligados ao futebol, desde a formação tática das equipes dentro de campo até a maneira como dirigentes administram seus clubes, passando por arbitragens, contratações, e tudo o mais que se relaciona ao mundo do futebol.

Pretendo comentar os assuntos atuais mas é óbvio, como amante e admirador de história, vou lembrar de fatos interessantes, sob o ponto de vista de quem ainda não está contaminado pela inexplicável submissão aos professores doutores, mais conhecidos como treinadores, ou por quem não pode, em razão de sua fonte pagadora, fazer comentários isentos.

Sou brasileiro e moro na Inglaterra. Pretendo, ainda, contribuir com a visão de quem vive há mais de um ano fora do Brasil e vê, muitas vezes decepcionado, como o brasileiro consegue arranhar sua imagem, construída sob o pilar de "povo trabalhador e alegre", mesmo quando o assunto é futebol (vide caso Robinho, craque incontestável nos gramados, perna-de-pau incomparável fora deles, tendo sido eleito o mercenário do ano por uma revista, salvo engano de blogueiro iniciante, francesa).

Bem, com o tempo, vamos estabelecendo, não só uma linha de pensamento, como também o que julgo ser uma linha editorial (o que publicar, a maneira de abordar etc). Vamos tentar postar duas colunas semanais e comentários extraordinários, a qualquer momento. Mas o principal, vou comentar e dizer o que a maioria dos blogueiros, alguns que eu até admiro, não tem a coragem ou não podem fazê-lo, novamente, em razão de seus compromissos, patrocínios, rabos presos...

Como não poderia deixar de ser, e acho que essa talvez tenha sido a razão pela criação tão repentina, embora tantas vezes imaginada e repensada, desse blog, vamos inaugurá-lo com comentários sobre a convocação da seleção brasileira logo mais no Hotel Windsor, no Rio de Janeiro.

Em primeiro lugar, vamos estabelecer de cara uma grande diferença: Neymar e Ganso estão em um nível (mais baixo) e Ronaldinho está em outro (mais alto). Colocar todos no mesmo patamar é o primeiro de muitos erros que principalmente a imprensa comete. Acho que a favor do Ganso e do Neymar está o fato de que eles ainda não começaram a se deslumbrar (o perigo é o Robinho por perto), ainda não trocaram a dedicação nos treinos por noitadas, bebidas e outros prazeres mundanos, ainda não aprenderam o termo "independência financeira" como se o salário que ganhassem no Santos (não faço ideia de quanto seja, mas não creio seja menos de R$ 30 mil mensais), não lhes proporcionassem tal status. Mas acho que as vantagens são essas. Em termos de "quem ajudaria mais a seleção brasileira numa Copa do Mundo", não tenho a menor dúvida de que a resposta é Ronaldinho, por tudo o que já fez até hoje e pelo que continua fazendo (basta dar uma olhadinha no que ele vem fazendo no limitadíssimo time do Milan). O resto é fumaça, ou "marolinha", como diz nosso ilustre Presidente.

É muito fácil para qualquer comentarista dizer que "levaria o Ganso, levaria o Neymar, o Gaúcho etc". Opinião, principalmente quando o assunto é futebol, todo mundo tem (vide euzinho aqui que me meti à besta de escrever um blog). O fato é que o Dunga tem que decidir e arcar sozinho com suas decisões. É nessas horas que se descobre um grande líder ou um cara muito iluminado, ou os dois. Remember 2002 quando Felipão deixou Romário de fora e se sagrou Penta com um timaço e a trinca de R's (Rivaldo, Ronaldo e Ronaldinho). Imaginem só, ele leva o Ganso, o Neymar, o Gaúcho, trai todos os conceitos e convicções que ele construiu ou tentou construir durante 4 anos e perde a Copa. Vai ter que virar comentarista esportivo, porque treinador pode esquecer...

Não esperem surpresas na convocação de Dunga. Não gosto do estilo dele. Acho os times dele (a maioria das escalações que ele colocou em campo nesses quatro anos) pobres de esquema tático, sem qualquer imaginação ou jogada diferente, mas não creio que ele vá "surpreender" na convocação.

Apesar disso, além do Ronaldinho (que não estaria traindo qualquer convicção do Dunga) eu chamaria o Ganso, porque ele sim seria uma opção concreta de algo diferente em um time de futebol. Suponha o Kaká não esteja num bom dia e o Elano idem. O Ganso, no lugar do Elano, ao lado do Kaká, este mesmo num mau dia, municiando Robinho e Luis Fabiano, não seria nada mal. Eu o levaria como opção, não como titular. Mas o Neymar, na minha seleção, veria a Copa pela tv.

Bem, aí vai a minha lista:

Goleiros

Julio Cesar
Gomes
Vitor

Laterais

Maicon
Dani Alves
Michel Bastos
Maxwell

Zagueiros

Lucio
Juan
Luisão
Thiago Silva

Volantes

Gilberto Silva
Felipe Melo
Kleberson
Julio Baptista

Meias

Elano
Kaká
Ganso
Ronaldinho



Atacantes

Robinho
Nilmar
Luis Fabiano
Vagner Love

Um grande abraço e até a próxima!

EGM F.C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário