quarta-feira, 26 de maio de 2010

A COPA DO MUNDO E SEUS 'CAUSOS'

Na edição de hoje da versão on line do Jornal The Guardian (http://www.theguardian.co.uk/) encontrei uma daquelas estórias que, naturalmente, pela proximidade com a Copa do Mundo, sempre vêm à tona.

O texto é do jornalista John Ashdown, postado na coluna chamada “The knowledge” que, na realidade, responde perguntas de leitores. Eis a íntegra do texto já traduzido para o Português:

Pergunta: "É verdade que os jogadores Chilenos beberam Vodka durante a Copa do Mundo de 1962 porque eles pensaram que isso aumentaria suas chances de derrotar a URSS?", pergunta feita por Steven Davison, 2006.

Resposta: "Incrivelmente, Steven, é sim. Durante a fase de grupos, os donos da casa arquitetaram uma nova e interessante tática pré-jogo, nada convencional.

Antes da vitória por 3x1 no jogo de estréia contra a Suiça, eles comeram queijo; em seguida, o prato principal foi o Macarrão Spaghetti, antes da vitória por 2x0 contra a Itália. Uma vez classificados para as quartas-de-final, os Chilenos se preparam para o jogo contra a poderosa União Soviética derramando algumas doses de vodka. O estratagema, na verdade, funcionou e o Chile chegou à vitória por 2x1. O café foi o pedido do dia antes da partida semi-final contra o Brasil, mas embora os jogadores estivessem bem ligados e acordados durante toda a manhã daquele dia, tal fato não foi suficiente para impedir o time Brasileiro de vencer o jogo por 4x2 e seguir adiante até a conquista do título. Eduardo Galeano escreveu em “Soccer in Sun and Shadow” que “Chile devora spaghetti, chocolate e vodka, mas se engasga com o cafezinho.”"

Não custa lembrar, o Chile pode ser o adversário do Brasil nas oitavas-de-final da Copa do Mundo da África (se o Brasil se classificar em 1º e o Chile em 2º). Essa é a semelhança. A diferença? Bom, a palavra Garrincha diz alguma coisa? Sem, em momento algum, temer a nada poderosa seleção chilena, mas não sei se temos cafezinho suficiente para causar sete indigestões nessa Copa não...

Sds,

EGM F.C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário