quarta-feira, 12 de maio de 2010

VAMOS ENCERRAR ESSE ASSUNTO!

Convocação da Seleção Brasileira, pela última vez!

Não vou falar mal do Dunga.

Não vou falar da lista. Do Ganso, do Neymar, do Ronaldinho.

Não vou falar.

Hoje vi o Antônio Maria Filho dizendo que se você for em uma família onde o filho é único, vai haver discordância com o pai. Nem precisa ter irmão para pensar diferente. É porque ninguém perdeu esse tempo ainda: coloquem em um site bastante acessado uma pesquisa e peçam para "convocarem" a seleção. Depois façam a conta de quantas vezes a mesma seleção se repetiu e tirem o percentual do universo de escalações fornecidas. É até covardia (e um tanto quanto burrice) querer que o Dunga agrade a todo mundo.

Não precisava não agradar a ninguém também (brincadeira).

Eu tenho a minha lista, como todo mundo, e, é lógico, como admirador do futebol bonito e bem jogado, tinha o Ronaldinho e o Ganso. Acho, no entanto, que a questão do Dunga está mais ligada ao quesito liderança do que ao futebol propriamente dito. Convocar jogadores como Ronaldinho e Adriano que, fora do campo, se esforçaram para não constarem da lista, com noitadas, bebidas, bailes funk e coisas do gênero (muitas vezes refletindo tais atitudes dentro de campo, diga-se, desde logo), seria premiar a falta de profissionalismo e trair a filosofia de trabalho de dedicação e comprometimento que ele vem tentando implementar desde o início. Vamos combinar que isso tudo seria balela se o Ronaldinho tivesse jogando o que jogou no Barcelona e se o Adriano fosse o da Copa das Confederações de 2005/2006. Quando o jogador desequilibra (eu disse desequilibra!), a gente perdoa, omite, abafa, podem usar quaisquer desses verbos. O problema é que nenhum deles está, de fato, desequilibrando e levá-los seria arriscar uma, duas vagas importantes (um meia armador e outro atacante) e ainda causar um desconforto no restante do grupo que se poupou e não foi às noitadas, aos bailes funk etc, em meio a uma preparação de Copa do Mundo.

Isso é um problema do mundo corporativo. O profissional acha que, primeiro precisa ter a chance para depois se mostrar grato. Isso não acontece somente no futebol não. A gente vê isso todos os dias nas empresas em geral. O sujeito fica esperando o reconhecimento sem ter feito absolutamente para atingi-lo e merecê-lo. Voltando ao futebol, certamente, se convocados, Ronaldinho e Adriano poderiam (e possivelmente o fariam), chegar na Copa "tinindo". Mas por que não merecer a chance primeiro? Os demais, na cabeça do Dunga, mereceram e foram premiados.

Meus amigos, deixe-me lembrá-los de outro espécime do mundo animal que depois de sete partidas se não me engano, foi considerado o novo cracaço do futebol brasileiro. Pato, o Alexandre (pois é, agora é o Ganso). Chegaram a esconder os treinos para que a imprensa não descobrisse o Alexandre Pato. Ele se tornou um bom jogador, certo? Certo. Um bom jogador. Tem talento para desequilibrar? Tem. Ele se tornou o craque que todos acharam que ele seria? Claro que não. Vamos esperar Ganso e Neymar após a Copa do Mundo. Alguém duvida que eles estarão, salvo alguma catástrofe do destino, na primeira convocação oficial ainda esse ano?

Vamos esclarecer uma coisa. A minha lista tem o Ganso, mas eu não sou Dunga. Eu acho que o Dunga, de todos esses, poderia ter arriscado com o Ganso, por pura falta de opção e justificaria dizendo que ele é o algo diferente, como Ronaldo era em 1994 e Kaká era em 2002 (vamos admitir que Ganso fez menos, muuuuito menos, do que ambos na mesma época nas respectivas convocações). Mas era possível convocá-lo, sim. Os outros, me desculpem os hipócritas que preferem a chacota à analise dos fatos, não deveriam, de fato, estar na lista não.

Sds,

EGM F.C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário